Encontre a peça que procura
Ou

Nova energia para Neue Klasse: carros elétricos

Nova energia para Neue Klasse: carros elétricos como armazenamento de energia

8.03.2022
Os modelos BMW Neue Klasse com lançamento previsto para 2025 serão capazes de armazenar eletricidade e funcionar como tomada elétrica. Estão equipados com tecnologia de carregamento bidirecional – ou seja, a capacidade de aceitar e fornecer eletricidade.

Com os mais recentes estudos de design, o sedã BMW Vision Neue Klasse e o BMW Vision Neue Klasse X SAV, o Grupo BMW está mostrando como será a próxima geração de veículos principais da marca BMW. Representam o leque de inovações tecnológicas com as quais a empresa demonstra a sua viabilidade futura.
 
Com a estreia mundial do BMW Vision Neue Klasse X, a BMW anuncia agora outra inovação definida para entrar em produção: a capacidade de carregamento bidirecional. Esta tecnologia torna possível utilizar a bateria de alta tensão de um veículo totalmente eléctrico como dispositivo de armazenamento de energia e, posteriormente, devolver a electricidade armazenada à rede doméstica ou à rede eléctrica.
 
Isto torna ainda mais fácil para os clientes da BMW contribuir ativamente para a transição energética e promove a geração e utilização sustentáveis ​​de energia renovável. Funções como “Vehicle to Home”, “Vehicle to Grid” e “Vehicle to Load” estarão, portanto, disponíveis para os clientes BMW pela primeira vez. Esta mudança também sublinha a expansão contínua da oferta de carregamento do BMW Group.
 
 “Estamos constantemente melhorando nossa gama de produtos e serviços de cobrança, a fim de maximizar o benefício para o cliente”, afirma Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento. “A partir deste verão, ofereceremos carregamentos com custos otimizados juntamente com o nosso parceiro E.ON em vários mercados. E com o Neue Klasse daremos o próximo passo: carregamento bidirecional. Vehicle to Home e Vehicle to Grid, todos totalmente integrados no nosso abrangente ecossistema de carregamento – BMW Connected Home Charging. Usando o veículo, o aplicativo My BMW, o backend da BMW – além de um BMW DC Wallbox Professional e seu sistema fotovoltaico, os clientes poderão controlar o fluxo de energia de tal forma que às vezes é possível carregar em casa fora da rede. E, claro, também poderão reduzir os seus custos de carregamento, alimentando a eletricidade armazenada no seu BMW de volta à rede elétrica.” 
 
Veículo para casa: electricidade para a sua casa
Na fase inicial da tecnologia, o carregamento bidireccional permitirá aos clientes utilizar essencialmente a bateria de alta tensão do seu veículo como um dispositivo estacionário de armazenamento de energia. Aqui, a eletricidade neutra em carbono gerada pelo sistema fotovoltaico do cliente é temporariamente armazenada na bateria do veículo com a ajuda da BMW DC Wallbox Professional e posteriormente realimentada para alimentar outros consumidores na casa, tornando o cliente independente da energia externa. rede por um tempo e reduzindo seus custos de energia.

 
Veículo para rede: alimentando a rede
A segunda fase do carregamento bidirecional permitirá aos clientes disponibilizar externamente uma parte da capacidade da sua bateria. Esta capacidade energética pode ser utilizada tanto para carregar a partir da rede como para descarregar eletricidade nela em momentos apropriados. O acesso ao mercado de energia é fornecido pelo parceiro de cooperação da BMW, E.ON. Para tal, os clientes necessitarão da tarifa dinâmica de eletricidade da E.ON, que irá gerir o processo de carregamento em conjunto com o backend da BMW para permitir a geração de receitas a partir da troca de energia. 
Esta função só estará disponível nos diversos mercados quando forem adoptadas as medidas regulamentares necessárias.

 
Veículo para Carregar: o carro como banco de potência
A função veículo para carregar permite que a energia armazenada no veículo seja utilizada para alimentar equipamentos elétricos externos. Isso significa que o Neue Klasse pode funcionar como uma forma de banco de energia móvel para carregar uma bicicleta elétrica, por exemplo, ou fornecer energia para equipamentos elétricos durante o acampamento.

Independentemente do tipo de carregamento bidirecional utilizado, o desejo de mobilidade do cliente está sempre em primeiro lugar. Isto é garantido pela operação intuitiva e fácil no My BMW App, que pode ser usado para controlar todo o ecossistema BMW Connected Home Charging.

 
Acelerando a transição energética
O carregamento bidirecional não garante apenas maior segurança de abastecimento. Ao aceitarem e fornecerem eletricidade, os veículos elétricos podem contribuir significativamente para a percentagem de consumo de eletricidade proveniente de fontes renováveis. A utilização das capacidades de armazenamento proporcionadas pelas baterias de alta tensão permite uma melhor coordenação entre a oferta e a procura no domínio da eletricidade verde. Por exemplo, os sistemas de armazenamento de veículos elétricos podem absorver seletivamente o pico de geração de energia eólica e solar e liberar a eletricidade novamente durante períodos de baixa geração (noite, calmaria) no fornecimento. Isto permite reduzir o arranque de centrais eléctricas fósseis e as suas emissões durante esses períodos. Desta forma, a mobilidade eléctrica está a tornar-se uma parte cada vez mais integrante da revolução energética. Com o carregamento bidireccional, as emissões de CO 2 podem ser reduzidas tanto na área da mobilidade como na produção de energia em geral.